Tipos de tratamentos térmicos utilizados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os tratamentos térmicos servem para melhorar as propriedades de peças metálicas quando em uso, com eles, conseguem “amolecer” ou “endurecer” uma peça de acordo com o que se quer fazer.

Tudo está atrelado a aplicação e o destino onde a peça será utilizada. Eles são processos metalúrgicos que objetivam melhorar as propriedades metal mecânicas de peças, elevar sua resistência, vida útil e durabilidade.

Ajudando também no aumento da resistência mecânica da peça metálica, auxiliando na usinabilidade da peça, reduzindo o desgaste, eliminando tensões, dessa forma, evitando quebras e melhorando as características.

Geralmente, nos processos de fundição, se formam muitas tensões quando ocorre a mudança do estado físico do líquido para o sólido, e normalmente, ocasionam pontos frágeis, deformações ou falhas nas peças. Portanto, o tratamento térmico tem o intuito de reorganizar os átomos e deixar a peça mais adequada para uso.

Há 6 tipos de tratamento térmicos utilizados, cada um com um intuito. Vamos conhecer?

  • Alívio de Tensões: realiza o aquecimento controlado de aços soldados ou submetidos a tensões residuais, seguido por um resfriamento controlado, com o objetivo de reduzir tensões superficiais nas peças.
  • Normalização: tem por objetivo a obtenção de microestruturas refinadas e homogêneas. É muito utilizado após o forjamento ou laminação de peças e preliminar aos tratamentos de têmpera e revenimento.
  • Têmpera e Revenimento: as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 900ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo, jatos de ar, salmoura, banho de sais, entre outros.

No revenimento as peças são aquecidas a temperaturas mais baixas do que na têmpera e na zona crítica, após serem resfriadas de forma natural ou em casos específicos em água ou em banho de sais.

Este processo consegue um aumento da tenacidade, corrige as tensões recorrentes e ajusta a dureza conforme a aplicação da peça solicita, assim reduzindo a fragilidade imposta ao material, decorrente do resfriamento bruto da têmpera.

  • Cementação: tem por objetivo fornecer às peças elevada dureza externa e aumento da resistência ao desgaste sem que ocorra perda de tenacidade.
  • Nitretação: aquece-se o aço a uma temperatura na casa dos 500ºC que em conjunto com o Nitrogênio o gás cria na peça uma camada de elevada dureza.

Entre em contato para saber mais.

Deixe um comentário